Recomendação do uso dos formulários

RECOMENDAÇÕES PARA USO DOS FORMULÁRIOS PRÓPRIOS PARA COMUNICAÇÃO DE OCORRÊNCIAS JUNTO AO STUD BOOK

CADERNETA OFICIAL DE MONTA

 A Caderneta é de uso obrigatório por todos que se dedicam à criação do Cavalo Appaloosa, pretendendo o Registro de seus produtos.

1. Todas as éguas postas em serviço de reprodução devem estar inscritas na Caderneta:

3. Ela deve ser escriturada mensalmente, com tinta indelével, sem emendas ou rasuras, por quem habilitado para tanto. Em caso de anotação errônea, a informação correta deve ser lançada na linha imediatamente inferior, avisando o Inspetor Zootécnico da ABCCAppaloosa sobre o ocorrido. Em caso de qualquer irregularidade que possa dificultar a leitura ou levantar dúvidas sobre a veracidade das anotações, deverá o Inspetor Zootécnico comunicar ao Superintendente do Stud Book.

4. A Caderneta deve permanecer no local onde estão os animais, sempre à disposição do Inspetor Zootécnico, que passará seu visto nas informações sobre ela lançadas.

5. Como preencher a Caderneta:

1. No alto de cada página - a identificação da égua própria: nome, pelagem, raça, nº de registro.

2. Nas linhas correspondentes às colunas: Data (s) de cobertura (s), dados do reprodutor (Nome, Raça, Registro), fazendo também constar o método reprodutivo utilizado - Monta Natural, Inseminação Artificial ou Transferência de Embrião. Data de nascimento do produto, seu sexo, ou as ocorrências, tais como, “vazia”, “abortou”, “gêmeos não viáveis”, “nati-morto”, “morreu”;... e após o registro do produto no Stud Book da ABCCAppaloosa, seu nome e seu nº. de registro.

3. Se a égua não for padreada durante a estação de monta, a anotação “Não foi padreada” deverá ser anotada na primeira linha em branco, desde a coluna destinada à data da cobertura.

4. Da mesma forma, se a reprodutora morrer, anotar a data do óbito, encerrando a respectiva página.

5. Idêntico critério, em caso de venda da égua, quando deve ser anotado: “vendida”, a data da transação, o nome do comprador e o local para onde foi enviada a reprodutora.

a) No alto de cada página - a identificação do reprodutor: nome, pelagem, raça, nº de registro.

2. Nas linhas correspondentes às colunas: Data (s) de cobertura (s), dados do reprodutor (Nome, Raça, Registro), fazendo também constar a informação do método reprodutivo utilizado - Monta Natural, Inseminação Artificial ou Transferência de Embrião.

7. A coluna observação é de uso exclusivo do Inspetor Oficial do Stud Book.


Observações:

1. De 1º de janeiro a 15 de fevereiro - para as coberturas realizadas de 1º de julho a 31 de dezembro do ano anterior.

2. De 1º de julho a 15 de agosto - para as coberturas realizadas de 1º de janeiro a 30 de junho do mesmo ano.

3. O formulário próprio “Certificado de Cobertura” é emitido pelo proprietário do reprodutor em caso de venda de cobertura ou venda de égua própria prenhe.

4. O formulário próprio “Pré-Registro Provisório” é emitido pelo Stud Book ao proprietário da égua, com base nas datas das coberturas a ele encaminhado em “Relatório de Serviço de Reprodutor”.



CERTIFICADO DE COBERTURA


Este formulário deve ser preenchido pelo proprietário ou arrendatário do reprodutor e entregue ao proprietário da égua padreada nos seguintes casos:

Deve conter as seguintes anotações:

1. Nome e nº de Registro do reprodutor
2. Nome e nº de Registro da égua padreada
3. Data (s) da (s) cobertura (s) e método reprodutivo utilizado (Monta Natural, Inseminação Artificial ou Transferência de Embrião).


Observação: Na ausência do “Certificado de Cobertura”, quando se fizer necessário, o produto resultante não terá Registro junto ao Stud Book.



RELATÓRIO DE SERVIÇO DE REPRODUTOR


ÉGUAS PRÓPRIAS:

1. O responsável pelo preenchimento (assinatura) deste Relatório é o proprietário ou arrendatário do Reprodutor à data da ocorrência da(s) cobertura(s). Não Sócios devem ter a firma reconhecida.

1. Neste relatório só podem constar éguas que sejam de propriedade do proprietário do garanhão.
2. O relatório deve ser enviado à ABCCAppaloosa semestralmente.

1. até 15 de agosto para as coberturas realizadas 1º de janeiro a 30 de junho do mesmo ano.
2. até 15 de Fevereiro para as coberturas realizadas de 01 de julho a 31 de dezembro do ano anterior.
3. Indique a (s) data (s) da (s) cobertura (s). Se alguma égua for servida mais de uma vez, indique todas as datas. Não se permite coberturas por período (cobertura em liberdade).
4. Indique se a cobertura ocorreu por Inseminação Artificial (I.A.) ou em Transferência de Embrião (T.E.)
5. Em caso de reprodutor de outra Raça (Quarto de Milha ou Puro Sangue Inglês), anexe cópia autenticada, frente e verso, do “Certificado de Registro” do animal.
6. Para éguas de terceiros, utilize o verso do Relatório.


Observação:

ÉGUAS DE TERCEIROS:

1. Neste relatório só podem constar éguas que sejam de terceiros.
2. O relatório deve ser enviado à ABCCAppaloosa semestralmente.

1. até 15 de Agosto para as coberturas realizadas 1º de Janeiro a 30 de Junho do mesmo ano.
2. até 15 de Fevereiro para as coberturas realizadas de 01 de Julho a 31 de Dezembro do ano anterior.
3. Indique a (s) data (s) da (s) cobertura (s). Se alguma égua for servida mais de uma vez, indique todas as datas. Não se permite coberturas por período (cobertura em liberdade).
4. Indique se a cobertura ocorreu por Monta Natural, por Inseminação Artificial (I.A.) ou por Transferência de Embrião (T.E.).
5. Em caso de reprodutor de outra Raça (Quarto de Milha ou Puro Sangue Inglês), anexe cópia autenticada, frente e verso, do “Certificado de Registro” do animal.

Observação: Em caso de venda de cobertura, forneça ao proprietário da égua o “Certificado de Cobertura”.


 

PRÉ-REGISTRO PROVISÓRIO


1. Este formulário emitido pelo Stud Book, é resultado da cobertura devidamente comunicada em “Relatório de Serviço de Reprodutor”.
2. Ele deve ser encaminhado à ABCCAppaloosa sob responsabilidade do proprietário da égua ou seu arrendatário na data da parição, no prazo máximo de 180 dias a contar da data do nascimento do produto, já então inspecionado pelo Inspetor Zootécnico, devidamente assinado, ficando sujeito a multa regulamentar por mais 60 dias. Ao preencher o formulário, considerar:

3. O produto deverá ser inspecionado ao pé da mãe. Para efeito de Registro é considerado produto “ao pé” aquele com idade até oito meses de nascimento. Após este período, o produto será considerado desmamado e como tal, deverá ser submetido a teste de Tipagem Sangüínea ou DNA para confirmação de parentesco. Em caso de óbito da égua-mãe, esta ocorrência deve ser comunicada ao Stud Book em 60 dias.

4. Lembrar-se que os progenitores devem estar assentados em Registro Definitivo e que ao Pai cabe possuir “Tipagem Sangüínea ou DNA em Arquivo Permanente”.

5. Em caso de compra de cobertura ou compra de égua prenhe, o proprietário do produto cujo registro é solicitado, deverá anexar ao formulário o “Certificado de Cobertura”.

6. O formulário deve vir acompanhado de 04 (quatro) fotografias coloridas do tamanho 9 x 6 cm, 02 (duas) mostrando o lado direito e 02 (duas) mostrando o lado esquerdo, com a cabeça voltada para a objetiva. As fotografias deverão estar devidamente identificadas e rubricadas pelo Inspetor Zootécnico da ABCCAppaloosa.

7. Anexar cópia autenticada, frente e verso, do “Certificado de Registro”, se mãe de outra Raça, (Quarto de Milha ou Puro Sangue Inglês), cuidando para que esteja em nome do comunicante do Pré-Registro Provisório do produto à época de seu nascimento.

8. O responsável para assinar o formulário é o proprietário da égua, ou seu procurador, à época da parição, ou seja o Criador do produto. No caso de venda do animal, ele deve fornecer ao comprador o formulário assinado, acompanhado da “Guia de Transferência de Propriedade”.

9. Mantenha a “Caderneta Oficial de Monta” atualizada para que receba o visto do Inspetor Zootécnico da ABCCAppaloosa. Ela é o documento oficialmente aceito para dirimir quaisquer dúvidas.

10. O solicitante do Serviço de Inspeção do animal é o responsável por todas as despesas com a viagem do Inspetor Zootécnico da ABCCAppaloosa, mais a taxa de Inspeção.


REGISTRO DEFINITIVO


1. Este formulário é emitido pelo Stud Book, com base nos dados constantes no registro provisório, e se destina à 2ª Inspeção Zootécnica para o Registro Definitivo de todo animal a completar 03 (três) anos.

2. O proprietário ou arrendatário do animal deverá remeter ao SRG, no prazo de até 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias, da data do 3º. aniversário do animal, o formulário preenchido pelo Inspetor Zootécnico, devidamente assinado. Após esse prazo, o formulário, poderá ser aceito mediante pagamento de multa, conforme tabela estabelecida.

3. Anexar de 04 (quatro) fotografias coloridas do tamanho 9 x 6 cm, 02 (duas) mostrando o lado direito e 02 (duas) mostrando o lado esquerdo, com a cabeça voltada para a objetiva. As fotografias deverão estar devidamente identificadas e rubricadas pelo Inspetor Zootécnico da ABCCAppaloosa.

4. O formulário também deve estar acompanhado do “Certificado de Registro Provisório” do animal.

5. O responsável para assinar o formulário é o proprietário do animal ou seu arrendatário. No caso de venda do animal, deverá ser acompanhado da “Guia de Transferência de Propriedade”, e então ser assinado pelo atual proprietário.

6. O solicitante do Serviço de Inspeção do animal é o responsável por todas as despesas com a viagem do Inspetor Zootécnico da ABCCAppaloosa, mais a taxa de Inspeção.

7. Qualquer dúvida na identificação do animal, levantada pelo Inspetor Zootécnico, quanto a divergência ou inexatidão entre o animal apresentado e o animal já registrado, poderá apresentar, por expressa decisão do Superintendente devidamente justificada, a negativa do registro do animal.



GUIA DE TRANSFERÊNCIA DE PROPRIEDADE OU DE ARRENDAMENTO


1. Este formulário é utilizado para caracterizar o ato pelo qual o proprietário transfere a posse a outrem, por venda, doação, cessão, troca, arrendamento ou outra forma de direito permitida.

2. Deve constar o nome e nº de Registro do animal.

3. Data da transação ou período da transação em caso de arrendamento.

4. Nome do Vendedor.

5. Nome “completo” do comprador ou do beneficiário.

6. Sócios terão a assinatura confirmada junto à Proposta de Sócio” na ABCCAppaloosa.

7. Não Sócios deverão reconhecer a firma da assinatura sobre a Guia.

8. O Certificado de Registro original do animal deverá ser encaminhado à ABCCAppaloosa em anexo à Guia de Transferência, sendo dispensado quando se tratar de arrendamento.

9.O encaminhamento à ABCCAppaloosa é no prazo de 60 dias da data da venda aposta sobre a Guia. Em prazo a maior, será aceita mediante pagamento de multa, conforme tabela de emolumentos.

10. O pagamento da transferência de propriedade, a qualquer título, será paga pelo comprador, exceto se o vendedor se responsabilizar por escrito.


Observação: O formulário deve ser em original, preenchido com a maior clareza, não sendo aceitas fotocópias de qualquer espécie.