DOCILIDADE E HABILIDADE

Mariella, de 9 anos, brilha nas competições com Appaloosa

Com a desenvoltura de um adulto e muita determinação, Mariella Lucarelli Amadei e Silva, de apenas 9 anos, conta que está treinando muito para se tornar uma campeã nas provas de 3 Tambores. A competidora, com gana de profissionais e um appaloosa ágil e veloz, já tem arrancado aplausos e elogios de profissionais e treinadores com suas performances nas competições de Tambor.

Entre suas mais importantes conquistas está o primeiro lugar obtido na III Etapa do VIII Campeonato da Região Oeste. Mariella fez o tempo de 19`79 e ficou com o lugar mais alto do pódio na categoria 2D da prova de 3 Tambores. Sua parceira desde que começou a treinar, no ano passado, é a égua Appaloosa Proctor Quest Canyon. Eu ganhei essa égua da minha avó em dezembro de 2005, mas só comecei a treinar em 2006. Até agora eu só disputei provas de Tambor, que eu adoro. Agora, estou treinando muito para outras provas. Muito mesmo!, conta, com entusiasmo.

SURPRESA

Sua mãe, Carmelina, diz que a aptidão da filha para montar surpreendeu a família. Nenhum de nós tem ligação com esse meio, não temos nenhum competidor na família. É impressionante como a Mariella tem jeito para lidar com cavalos e facilidade para montar. Quando você a vê treinando, ela e a Proctor parecem uma coisa só. Elas se entendem muito  bem, conta a mãe, orgulhosa do talento da filha mais velha.

Segundo Carmelina, a família, que mora em São Paulo, tem uma chácara em Ibiúna e um dia, durante um passeio com os pais e o irmão João Pedro, de 5 anos, Mariella passou em frente a um Haras e quis ver de perto os animais. Até então, o único contato dela com cavalos tinha sido em passeios de charrete em algumas viagens que fizemos, lembra a mãe.

Ao ver uma pessoa treinando com um cavalo no Haras, próximo à chácara da família, Mariella disse aos pais que queria treinar. Seu pedido foi atendido e, em julho do ano passado, começou a ter aulas de Tambor. Antes disso, teve mais um incentivo da família, quando ganhou da avó materna, Maria, a égua Appaloosa que a acompanha até hoje.

Atualmente Mariella treina no Rancho Oeste, em São Roque, apenas aos finais de semana. Em um de seus melhores tempos nos treinamentos mais recentes, comandados por Wilson Silveira, a veloz garota e sua égua Appaloosa marcaram 17`79. A Proctor é a égua mais veloz do Rancho onde a Mariella treina, e lá só tem Quarto de Milha, diz Carmelina. É realmente um conjunto especial.